O medo da anestesia.
Converse com o veterinário responsável pelo procedimento anestésico do seu pet.
A Anestesiologia Veterinária vem passando por grandes avanços, tornando acessível ao profissional da área a utilização de equipamentos e fármacos que aumentam a segurança do procedimento. Mesmo assim é comum os tutores relatarem o temor relacionado a anestesia quando é necessário submeter seu pet a um procedimento cirúrgico – temor que se agrava quando levamos em consideração a faixa etária e presença de doenças prévias.
É importante saber que muitas das complicações estão relacionadas a outras causas que não especificamente o procedimento propriamente dito, como exemplo dos pacientes portadores de doenças crônicas. Mas, para aumentar a segurança do procedimento anestésico, é de extrema importância a avaliação com o veterinário especializado em anestesiologia veterinária.
Os objetivos da avaliação pré-anestésica são:
- avaliar a condição clínica do paciente, assim como os exames pré-operatórios solicitados, classificando o risco anestésico;
- avaliação do uso de medicações utilizadas pelo paciente e a sua interferência durante o procedimento;
- solicitar consulta com outras especialidades caso julgue necessário;
- estabelecer a melhor conduta e técnica anestésica a ser adotada, assim como esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelos tutores.
Saber as condutas anestésicas a serem adotadas durante o procedimento poderá acalmar você e, assim, você poderá transmitir essa segurança e tranquilidade para o seu pet neste momento delicado. Converse com o clínico do seu pet. A consulta pré-anestésica é um direito do tutor e um dever do veterinário responsável pelo procedimento.