Os rins e uma boca saudável.
Como a doença periodental pode afetar os rins.
A doença periodontal pode ser a causa de vários problemas de saúde no seu animal – problemas que vão muito além da boca, e podem atingir rins, fígado e até o coração. Fique atento!
A doença periodontal (DP) é uma das doenças orais mais comuns em cães e gatos, afetando mais de 85% dos animais com mais de 5 anos de idade. O desenvolvimento dessa doença ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana e tem relação direta com o tipo de alimentação e a falta de escovação diária dos dentes. Além de comprometer o próprio dente e seus tecidos de sustentação, as bactérias existentes na DP, podem levar ao surgimento de doenças sistêmicas como a hepatite, inflamação de articulações (poliartrite), alterações no coração (endocardite bacteriana), além da doença renal (glomerulonefrite). Esses diversos problemas acontecem por que, as bactérias presentes na boca, causam uma inflamação da gengiva que pode sangrar durante a mastigação, higiene e brincadeiras. Esse sangramento gengival, facilita a penetração dessas bactérias na corrente sanguínea (processo conhecido como bacteremia). Uma vez na corrente sanguínea, estas podem se acumular em outros órgãos, causando lesões. Devido ao tardio diagnóstico e tratamento da doença periodontal, o processo inflamatório crônico que se instala provoca a formação de imunocomplexos que afetam, negativamente, a saúde do seu pet. No caso dos rins, especificamente, a boca com presença de cálculos dentários, independente se está no início ou em um estágio mais grave, pode levar ao desenvolvimento da Doença Renal Crônica – uma doença de caráter absolutamente silencioso, muitas vezes só percebida em estágios avançados da doença, quando o cão ou gato passa a apresentar Insuficiência Renal.
Portanto, é de extrema importância a avaliação da boca dos pets. Atualmente, já existem serviços de Odontologia Veterinária que orientam na prevenção, diagnóstico e melhor tratamento para as alterações orais. Mas, se o seu animal possui ou já teve doença periodontal, a avaliação com um serviço de Nefrologia Veterinária também é necessária para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças renais – e, se ele apresentar algum sintoma, a avaliação ortopédica e cardiológica também podem ser necessárias. E então, já escovou os dentes do seu pet hoje?