Artigos

Seu cão tosse?

Isso pode indicar uma doença cardíaca.

A tosse é um sinal clínico comum a várias doenças que acometem os cães e estão relacionadas principalmente a alterações no sistema respiratório e cardiovascular. Ela pode ter caráter agudo, crônico, ocorrer com a produção ou não de secreções, estar associada à exercícios físicos ou ainda ocorrer com uma frequência maior em um horário específico do dia. E cada uma dessas características pode ajudar a definir a origem do problema.

Além das pneumonias, broncopneumonias e o colapso de traqueia (problemas respiratórios que trataremos em outro momento), a  doença degenerativa valvular crônica também tem como sinal clínico a tosse. Essa doença consiste no espessamento e na perda de função adequada das válvulas do coração. O processo de degeneração ocorre com o avanço da idade, por isso é mais comum em cães idosos (com mais de 7 anos de idade) e ocorre com maior frequência em cães de raças pequenas, como poodle, yorkshire, teckel, maltês, pinscher e shihtzu. Quando o animal apresenta este quadro, além da tosse, podem ser observados dificuldade respiratória, cansaço fácil e intolerância à exercícios. O diagnóstico é simples, baseado na auscultação do coração e em exames complementares como a radiografia de tórax e ecodopplercardiograma, onde poderão ser observados aumento no tamanho do coração, e o espessamento dos folhetos das válvulas.

Então, se seu pet apresentar tosse seca semelhantes à engasgos e for idoso ou de raça pequena, uma avaliação cardiológica é muito importante. O atendimento por um veterinário especializado na área pode promover um diagnóstico precoce e, com a instituição de manejo e tratamento adequados, seu pet pode melhorar os sinais clínicos e ganhar qualidade de vida, além de ter uma maior longevidade.