Ortopedia

Ortopedia Veterinária

Assim como na medicina humana, o Ortopedista veterinário é um profissional amplamente requisitado. Este especialista é capaz de auxiliar e tratar animais as mais variadas complicações do sistema músculo-esquelético, como doenças ou fraturas em ossos, rupturas de ligamentos, degenerações em articulações ou músculos, displasias.

É importante lembrar que lesões e patologias ortopédicas se não tratadas adequadamente podem acarretar em alterações permanentes na estrutura dos animais, afetando sua rotina e comprometendo sua mobilidade,  bem-estar e qualidade de vida.

No CEIV, temos uma equipe especializada para consultas diagnósticas, intervenções terapêuticas em fisioterapia e correções cirúrgicas, se necessário. Tratamos desde os casos mais simples, como as artroses, até os mais complexos, como os procedimentos cirúrgicos na coluna vertebral. Aqui, seu pet vai contar com os melhores profissionais da área e os mais modernos equipamentos para auxiliar em seu diagnóstico e recuperação.

Quer agendar um horário para seu pet?

Entre em contato conosco.

Dúvidas Frequentes

Alguns sinais de problemas ortopédicos em cães e gatos incluem claudicação (manqueira), dificuldade de se movimentar, rigidez nas articulações, inchaço ou sensibilidade nas articulações, dificuldade em levantar-se ou deitar-se, e alterações no padrão de caminhada.

O diagnóstico de problemas ortopédicos em animais de estimação geralmente envolve um exame clínico realizado por um veterinário especializado em ortopedia veterinária, além de exames de imagem, como radiografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas. Esses exames ajudam a identificar lesões, fraturas, displasias ou outras condições ortopédicas.

Os tratamentos para problemas ortopédicos em animais de estimação podem variar dependendo do tipo e gravidade da condição. Alguns tratamentos comuns incluem o uso de medicamentos para alívio da dor e inflamação, fisioterapia, reabilitação, imobilização, cirurgias ortopédicas como fixação de fraturas, reconstruções ligamentares, correção de displasias, entre outros.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir problemas ortopédicos em cães e gatos, como manter uma alimentação balanceada para evitar o excesso de peso, fornecer exercícios adequados para fortalecer a musculatura e articulações, evitar saltos excessivos, fornecer superfícies adequadas para descanso e evitar traumas ou lesões durante brincadeiras.

É recomendado procurar um especialista em ortopedia veterinária quando o animal sofrer trauma relevante ou apresentar sinais de problemas ortopédicos persistentes, como claudicação frequente, dor, dificuldade de se movimentar ou qualquer alteração na locomoção. O especialista poderá realizar uma avaliação mais aprofundada, diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para o caso.

Estrutura

Veterinário em atendimento no CEIV
Fachada • Vista Total lateral
Ampla recepção para acolher bem tutores e pets
Sala de Ultrassom
Centro Cirúrgico CEIV • Podemos ver a área de assepsia interna, a Sala de Cirurgia 2 e o Acolhimento pós-cirúrgico
Vista do Centro Cirúrgico do CEIV
Sala de Cirurgia 2
Sala de Acolhimento e Acompanhamento Pós-Cirurgico
Berço confortável, com toda o monitoramento e segurança que seu pet merece
Internação • Ala Gatos | Nossa internação é dividida entre espécies para maior conforto de todos
Sala de Raios-X