Setor Oncológico

Setor de Oncologia

O aumento na expectativa de vida dos animais favorece o desenvolvimento de processos neoplásicos em pacientes idosos de todas as raças de cães e gatos. No entanto, graças aos avanços na Medicina Veterinária na luta contra o câncer, é possível proporcionar diferentes opções terapêuticas adaptadas aos pets, com um serviço especializado, visando a saúde e qualidade de vida do paciente oncológico.

Cirurgias Oncológicas e Reconstrutivas

A cirurgia oncológica é a terapia mais indicada na maioria dos processos neoplásicos nos pets. Com a cirurgia, é possível conseguir a cura em um primeiro procedimento que tem o objetivo de remover completamente o tumor. Em alguns casos, após a remoção completa do tumor podem acontecer lesões, as quais podem ser reconstruídas com a implementação de técnicas de reconstrução tecidual.

Quimioterapia

A quimioterapia em pets é uma opção de terapia sistêmica contra o câncer, proporcionando aumento da sobrevida e melhora na qualidade de vida dos animais. Sua aplicabilidade dependerá de cada situação clínica com análise é feita pelo médico veterinário.

A quimioterapia em animais pode ser implementada para diminuir o tumor antes ou após realização de cirurgia ou em alguns casos que não é possível realizar a cirurgia, ou ainda após cirurgias onde há possibilidade de metástases.

Eletroquimioterapia

É uma terapia local que se baseia na aplicação de pulsos elétricos curtos e de alta potência, associado a aplicação local ou sistêmica de um medicamento quimioterápico. ​​Suas principais características são os poucos efeitos colaterais, não promover mutilações na maioria dos casos em que se aplica, além de não mostrar diminuição em sua eficiência frente a reaplicações em possíveis recidivas.

 

Crioterapia

Consiste no congelamento e descongelamento celular, causando destruição local das células neoplásicas e mínimas lesões ao tecido adjacente.

Apesar da eficácia, o método só pode ser utilizado em casos ligados à pele, como: verruga plana,  adenoma sebáceo, lesões actínicas, hemangioma, granulomas, papilomas, micoses, pólipo e dermatopatias.

 

Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente. A ideia é que, com o uso de medicamentos, o organismo do paciente elimine a doença de forma mais eficiente e com menos toxicidade. Não chegamos ainda a uma vacina contra o câncer, mas um método de Imunoterapia bastante eficaz na Onco tem sido o transplante de medula óssea, por exemplo.

Recentemente, o melhor conhecimento do sistema imunológico permitiu a criação de novos medicamentos para imunoterapia (os inibidores de checkpoints imunológicos), com potencial de eficácia muito maior e melhor perfil de efeitos colaterais. Essa forma de tratamento já possui indicação para diversos tipos de tumores. Foi, então, que houve o ressurgimento da imunoterapia como estratégia fundamental de combate ao câncer.  A “nova imunoterapia” está promovendo uma revolução no tratamento oncológico e o CEIV já está praticando essa Medicina.

Cuidados Paliativos

A evolução dos diferentes tipos de câncer exige um acompanhamento atento de uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares – no universo veterinário, buscamos o alívio do sofrimento dos pets e de seus tutores.

Assim, trazemos o máximo de conforto ao seu paciente e família durante a jornada de cura ou passagem desse animal.

Quer agendar um horário para seu pet?

Entre em contato conosco.

Dúvidas Frequentes

A quimioterapia em animais pode ser administrada por via oral, injetável ou intravenosa. Os efeitos colaterais podem incluir náuseas, vômitos, fadiga temporária. No entanto, os efeitos nos pets são incrivelmente mais leves do que a quimioterapia em humanos.

Se o tratamento indicado pelo Oncologista assim o prever, sim. Sempre siga os conselhos do seu médico veterinário de confiança e especializado na área.

A expectativa de vida de um animal com câncer varia muito, dependendo do tipo de câncer, estágio da doença, tratamento realizado e resposta individual do animal. Consulte o veterinário do seu pet.

Cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida do animal, proporcionando conforto e controle dos sintomas quando o câncer está avançado e não há possibilidade de cura.

A prevenção do câncer em animais envolve medidas como vacinação adequada, alimentação saudável, controle de peso, ambiente livre de substâncias tóxicas, castração em tempo adequado e visitas regulares ao veterinário.

Estrutura

Veterinário em estudo histopatológico observa célula cancerígena
Sala de quimioterapia com conforto para o pet e seu tutor.
Sala de preparação dos quimioterápicos
Hall do Setor de Oncologia
Sala de Espera do Setor de Oncologia

Estrutura

Veterinário em estudo histopatológico observa célula cancerígena
Célula cancerígena
Recepção Setor de Oncologia
Sala de quimioterapia
Conforto para o tutor acompanhante
Hall Setor de Oncologia
Sala de preparação dos quimioterápicos
Clivagem